Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Deputado Adilson Barroso vai assumir mandato após renúncia de Carla Zambelli

A renúncia de Carla Zambelli foi negociada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta

JR na TV|Do R7

  • Google News

O deputado Adilson Barroso, do PL de São Paulo, vai assumir o mandato após Carla Zambelli renunciar. A renúncia de Carla Zambelli foi negociada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Em nota, a defesa dela afirmou que a renúncia foi uma decisão "técnica e juridicamente orientada, não um ato emocional". Diz ainda que "preserva direitos e fortalece a posição de Zambelli no processo de extradição em curso no exterior."

A defesa acredita que, com a renúncia e a não cassação do mandato, a situação jurídica muda e agora Zambelli pode conseguir autorização para deixar a prisão na Itália. A renúncia somada à decisão da Câmara de arquivar o pedido de cassação serão usadas para reforçar a tese de perseguição política apresentada pela ex-deputada, que tenta impedir a extradição para o Brasil.

A renúncia evitou que o presidente da Câmara, Hugo Motta, tivesse que decidir sobre uma ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, que havia determinado a perda imediata do mandato após a Câmara arquivar o pedido de cassação na semana passada.

Para a Câmara dos Deputados, é a renúncia que está valendo, e não a decisão do STF. Na visão do Supremo, a estratégia não muda em nada a inelegibilidade da ex-deputada. Com a renúncia, Adilson Barroso, do PL de São Paulo, vai tomar posse como deputado. Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo a 10 anos de prisão e à perda do mandato por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e a cinco anos por perseguir armada um homem na eleição de 2022.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.