Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Diálise peritoneal aumenta acesso e qualidade de vida de pacientes renais no Brasil

Equipamento permite tratamento domiciliar e pode reduzir fila de espera no SUS

JR na TV|Do R7

  • Google News

Cerca de 40 mil pacientes iniciam tratamento de hemodiálise todos os anos no Brasil, mas uma fila de espera torna o processo ainda mais difícil. A diálise peritoneal surge como alternativa, aumentando a capacidade de atendimento e permitindo que o tratamento seja feito em casa, melhorando a qualidade de vida. 

Maria Luísa convive com doença renal crônica há 40 anos e dependia da hemodiálise tradicional. "Se fosse fazer a hemodiálise teria que sair de 4 a 5 vezes", conta. Com a diálise peritoneal, ela realiza o procedimento à noite, durante o sono, por meio de um aparelho que filtra o sangue através de um cateter no abdômen. 

Apesar de disponível no SUS, a modalidade atende apenas 5,6% dos pacientes, enquanto 87% ainda dependem da hemodiálise convencional. Segundo Ana Flávia Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia na Bahia, "precisamos olhar para essa modalidade, que é eficaz, segura e traz boa qualidade de vida, garantindo acesso para mais pessoas". Mais de mil pacientes aguardam internados por uma vaga para iniciar o tratamento. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.