Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Edson Fachin afirma que vai priorizar criação de código de ética para ministros do STF

Anúncio feito por Edson Fachin destaca Carmen Lúcia como relatora da proposta

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anunciou nesta segunda-feira (2) que vai priorizar a criação de um código de ética para os ministros da Corte. A relatoria da proposta ficará com a ministra Carmen Lúcia. O anúncio foi feito durante o discurso de abertura do ano judiciário. 

Fachin afirmou que o momento é de ponderações e autocorreção e citou o código de ética como um compromisso de sua gestão. “Agradeço, de público, como já fiz diretamente a todos os integrantes deste tribunal, a eminente ministra Carmen Lúcia por ter aceitado a relatoria da proposta de um código de ética, compromisso de minha gestão para o Supremo Tribunal Federal. Vamos caminhar juntos na construção do consenso no âmbito deste colegiado”, disse. 

A escolha de Carmen Lúcia foi elogiada por juristas. A discussão sobre um código de ética ocorre em meio à crise enfrentada pela Corte desde que investigações sobre o banco Master chegaram ao STF. A ministra foi escolhida pelo respeito que tem entre os colegas e por ser considerada persistente. O tema é visto como espinhoso e deve ser debatido pela primeira vez no dia 12, durante um almoço entre os ministros. 

Na sessão, o presidente Lula defendeu a atuação do STF. “O Supremo Tribunal Federal não buscou protagonismo, muito menos tomou para si atribuições de outros poderes. Agiu no estrito cumprimento de sua responsabilidade institucional.” O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também saiu em defesa da Corte. O Supremo deve analisar neste semestre temas como emendas parlamentares, a ação penal contra Eduardo Bolsonaro e o julgamento dos acusados pelo assassinato de Marielle Franco. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.