Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Equador declara estado de exceção diante do recorde de homicídios e tráfico de drogas

O país enfrenta recorde de homicídios e se torna principal corredor logístico para cocaína

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente do Equador declarou estado de exceção em nove das 24 províncias do país, a maioria ao longo do litoral do Pacífico, principal rota de escoamento de drogas. O país terminou 2025 com um recorde de homicídios e passou a liderar o ranking de mais violento da América Latina, cenário atribuído à atuação de grupos ligados ao narcotráfico. 

O Equador se tornou porta de saída de cocaína para Europa e Estados Unidos, respondendo atualmente por 70% da produção de cocaína da região, segundo investigação do New York Times. “São portos de exportação de frutas, camarão e petróleo. Em todos eles há uma grande infraestrutura viária que os torna acessíveis. Esse fator tornou o país atrativo para organizações criminosas com base na Colômbia”, explica Jorge Paladines, especialista em políticas antidrogas. 

O combate ao crime organizado intensificou a violência nas cidades, com tiroteios e massacres em presídios. Segundo o Ministério do Interior, mais de 8.300 pessoas foram assassinadas entre janeiro e novembro de 2025. Facções criminosas atuam como governo paralelo, com extorsões e recrutamento de menores, mantendo alianças com cartéis internacionais. Para Paladines, o problema é transnacional: “Ao perguntar se as polícias latino-americanas estão fazendo um mau trabalho, é preciso também questionar se as forças de segurança europeias fizeram um bom trabalho”. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.