Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Especialistas recomendam acompanhamento médico e boa alimentação para mulheres na menopausa

Os sintomas variam de mulher para mulher e o tratamento também

JR na TV|Do R7

  • Google News

Encarar a menopausa como uma fase de transição e não como um problema. Essa é a orientação dos especialistas para mulheres entre 45 e 55 anos. Com acompanhamento médico adequado e uma boa alimentação é possível atravessar esse período com mais qualidade de vida e bem-estar.  

As mudanças começaram há dois anos, com um cansaço fora do comum e ondas de calor. Era como se o corpo da Etelka estivesse aprendendo a funcionar de um jeito novo, aos 48 anos de idade. A tradutora e intérprete ainda não sabia, mas os sintomas eram um alerta de que ela estava no climatério. Depois de um ano e meio de muito desconforto, Etelka parou de menstruar.  

Confirmada pelos médicos depois de um ano do último ciclo menstrual, a menopausa é mais do que o fim da fase reprodutiva das mulheres. É o início de uma nova etapa que pode ser saudável e feliz, com mudanças de hábitos, alimentação adequada e acompanhamento médico individualizado.  

Os sintomas variam de mulher para mulher e o tratamento também. Em alguns casos, por exemplo, a reposição hormonal pode ser indicada. Sempre com avaliação cuidadosa, explica a coordenadora do Instituto da Menopausa, do Hospital Moriah, dra. Carolina Ambrogini: "Deve ser individualizada, então ela não é porque a sua amiga usa que você pode usar. É importante que a mulher faça uma consulta com seu ginecologista, avalie os seus riscos e benefícios".  

Alimentos ricos em fibras, vegetais, proteínas de qualidade e gorduras boas ajudam a reduzir os sintomas, controlar o peso e proteger a saúde cerebral. A orientação é atravessar a menopausa com tranquilidade. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.