Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estado de SP registra mais de dez mil casos de importunação sexual em menos de três anos

São Paulo registra mais de 10 mil casos de importunação sexual em menos de três anos

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Jornal da Record desta quinta-feira (23) começa com um apelo de trabalhadores e estudantes por mais dignidade no transporte público no Brasil. Espaços cada vez mais lotados e, por isso mesmo, inseguros. Para as mulheres, os episódios frequentes de assédio dificultam ainda mais o cotidiano. Em menos de três anos, mais de 10 mil casos de importunação sexual foram registrados no estado de São Paulo. Desse número, 1.652 ocorrências aconteceram em ônibus, trens e metrô. 

Mas o transporte não é o único lugar onde as mulheres se sentem vulneráveis. Ruas, praças e pontos de ônibus continuam sendo os principais cenários das importunações sexuais. Em todo o estado, de cada dez casos registrados, cerca de oito acontecem em vias públicas. Em menos de 3 anos, foram mais de 8.200 casos nas ruas. Mas o número pode ser muito maior por causa da subnotificação. Desde 2018, ato libidinoso sem consentimento é punido com prisão de um a cinco anos. 

A Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos informou que vem reforçado a rede de proteção às mulheres e incentiva as denúncias. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital paulista disse que promove ações e campanhas de combate ao abuso sexual. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.