Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estelionatários fingem ser advogados e entram em contato com clientes para aplicar golpes

Criminosos utilizam robôs para acessar dados judiciais e enganar clientes

JR na TV|Do R7

  • Google News

Criminosos usam robôs para ter acesso a milhares de ações judiciais e aos dados das pessoas envolvidas nos processos. Os estelionatários fingem ser advogados e entram em contato com os clientes, para pedir pagamentos e dar andamento nas ações. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, os criminosos usam robôs virtuais para garantir acesso em massa aos sistemas eletrônicos de tribunais de Justiça.  

Em São Paulo, entre fevereiro e dezembro deste ano, a OAB recebeu mais de quatro mil denúncias de uso indevido de credenciais de advogados para aplicação de golpes. 76% dos casos resultaram em prejuízo financeiro para os clientes. A OAB pediu uma investigação da Polícia Federal e acionou empresas de telefonia em uma ação civil pública.  

Por conta da frequência de casos, foi lançado o confirm-ADV. A ferramenta online permite conferir dados de advogados, como número de inscrição, e-mail e estado de atuação. A mensagem vai direto para o profissional, que tem cinco minutos para confirmar a identidade.  

A Federação Brasileira de Bancos também alerta os clientes: a Justiça não cobra valores antecipados para liberar indenizações ou resolver pendências processuais. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.