Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo aponta que quase 12% das profissões nos EUA podem ser substituídas por IA

A projeção foi feita a partir de uma simulação inédita, na qual os pesquisadores recriaram digitalmente quase toda a força de trabalho do país

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que 12% das profissões dos Estados Unidos já podem ser substituídas pela inteligência artificial. A projeção foi feita a partir de uma simulação inédita, na qual os pesquisadores recriaram digitalmente quase toda a força de trabalho do país. Cada trabalhador recebeu um “gêmeo digital”, com as mesmas habilidades, mas executado por sistemas de IA. No total, foram analisadas tarefas desempenhadas por 151 milhões de pessoas em mais de 900 áreas. 

O resultado indica um impacto maior que o previsto por estimativas anteriores, já que o estudo não avalia somente profissões isoladas, mas a interação em larga escala entre humanos e computadores. Segundo o MIT, o efeito imediato da substituição pode representar até US$ 1,2 trilhão em salários que deixariam de ser pagos, o equivalente a mais de R$ 6,5 trilhões, mais da metade do PIB brasileiro. 

Chamado de Índice Iceberg, o relatório aponta que os efeitos mais visíveis estão na área de tecnologia, com 2,2% de impacto real. Mas, segundo os pesquisadores, o que não aparece de imediato é ainda maior: abaixo da “superfície”, outros 9,5% dos trabalhos devem ser afetados pela inteligência artificial. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.