Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo aponta risco de câncer para quem frequenta ou trabalha em aeroportos; entenda

Pesquisadores da França analisaram a qualidade do ar em 16 voos comerciais europeus

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo revelou que pessoas que frequentam ou trabalham em aeroportos estão expostas a altos níveis de poluição, que podem provocar problemas de saúde. Entre eles, o câncer. Pesquisadores da França analisaram a qualidade do ar em 16 voos comerciais europeus, no maior aeroporto do país, o Charles de Gaulle.  

O resultado mostrou que quem viaja de avião ou mora próximo ao terminal fica exposto a níveis altos de poluição. A contaminação pode chegar a até cinco quilômetros de distância do terminal. Em média, a poluição foi maior que o dobro do que a Organização Mundial da Saúde define como elevada. Segundo a pesquisa, a concentração de fuligem e de partículas invisíveis a olho nu é maior antes da decolagem e logo após o pouso.  

Os pesquisadores franceses chegaram a instalar medidores de poluição em assentos vazios e na cozinha do avião. O estudo mostrou que o ar contaminado não afeta apenas quem está a bordo, mas também os trabalhadores que respiram esse ar nos aeroportos todos os dias. As micropartículas não são monitoradas pelas leis de poluição, mas estudos ligam a exposição prolongada a problemas respiratórios e cardíacos e pode até provocar um câncer.  

O estudo sugere que a indústria aérea deve reduzir as emissões de poluentes durante as operações em solo. O documento também aponta a necessidade de melhorias nos sistemas de filtragem do ar das cabines.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.