Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo do INPE aponta que incidência de tempestades deve aumentar 30% na próxima década em SP e RJ

Entre as principais causas está o aquecimento global, provocado pelo uso contínuo de combustíveis fósseis para a geração de energia

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais aponta que a incidência de tempestades severas deve aumentar em cerca de trinta por cento na próxima década nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. O levantamento indica que eventos extremos, como chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas, tendem a se tornar mais frequentes e mais intensos. 

Entre as principais causas está o aquecimento global, provocado pelo uso contínuo de combustíveis fósseis para a geração de energia. Esse processo eleva a temperatura dos oceanos e cria condições mais favoráveis à formação de tempestades severas, especialmente em grandes centros urbanos. 

De acordo com o estudo do Inpe, São Paulo, que registrava em média seis tempestades severas por ano na última década, pode passar a enfrentar cerca de oito por ano. No Rio de Janeiro, a média deve subir de quatro para cinco tempestades anuais. Com esse mapeamento, foi possível projetar a frequência das tempestades até 2034. O resultado mostra que fenômenos antes considerados pontuais estão se tornando recorrentes, o que acende um sinal de alerta para especialistas e autoridades. 

Segundo os pesquisadores, o aumento anormal da temperatura do oceano Pacífico intensifica os efeitos do fenômeno El Niño, contribuindo diretamente para a formação de tempestades mais fortes e frequentes nas regiões Sudeste e Metropolitana. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.