Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo mostra que mais de 45 mil pessoas foram internadas no SUS por intoxicação nos últimos 10 anos

Crianças e idosos são os mais vulneráveis. Casos de envenenamento intencional preocupam

JR na TV|Do R7

  • Google News

Mais de 45 mil pessoas sofreram algum tipo de intoxicação e tiveram que ser internadas no Sistema Único de Saúde, nos últimos 10 anos. Deste total, pouco mais de 10 mil casos foram de crianças até 9 anos de idade. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Emergência mostra que, de 2015 a 2024, o SUS registrou mais de 45 mil atendimentos por intoxicações graves.  

Uma dose excessiva de remédios ou outras substâncias pode ser extremamente perigosa. A cada duas horas, um brasileiro dá entrada em um hospital público com intoxicação grave. O levantamento aponta que, nesses casos, o atendimento rápido é decisivo para salvar vidas.  

"A população mais vulnerável são as crianças e os idosos. Nesse caso, as crianças usam justamente porque, por curiosidade, vão ter contato com produto. Já os idosos alegam problemas de esquecimento ou hiper dosagem(quando esquecem que já tomaram o medicamento e acabam ingerindo pela segunda vez), alerta a dra. Camila Lunardi, médica emergencista e presidente da Abramede. 

As principais substâncias nos casos de intoxicação são analgésicos (2.225), pesticidas (1.830), álcool (1.954) e sedativos (1.941). Há também situações intencionais (3.461), como as das três mulheres de uma mesma família envenenadas em Torres, no Rio Grande do Sul. Elas comeram bolo com arsênio. A suspeita, Deise dos Anjos, morreu na cadeia cerca de um mês depois de ser presa. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.