Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo mostra que nova carteira de identidade é mais segura e pode evitar fraudes

Quase 33 milhões de brasileiros já possuem o documento que unifica informações em um único número

JR na TV|Do R7

  • Google News

Você já tirou a nova carteira de identidade? Um estudo mostra que o documento é mais seguro e pode evitar que criminosos usem os dados pessoais em possíveis fraudes. Depois de dois anos de procura, André Graciotti encontrou o imóvel do jeito que ele queria. Faltava pegar um financiamento para fechar o negócio. “Fui me informar como é que estava a minha possibilidade de crédito. E descobri que eu estava com o nome sujo com uma empresa que eu nunca fui cliente”, disse o empresário.  

Criminosos clonaram o antigo RG do André. Agora a chance de fraudes desse tipo é menor com a nova carteira de identidade nacional. Desde janeiro deste ano, o novo documento é emitido em todo o país. Quase 33 milhões de brasileiros já têm a carteira de identidade nacional, que unifica a identificação da pessoa em apenas um número, o cpf. E que, segundo o estudo de uma empresa especializada em prevenção de fraudes, é até 10 vezes mais segura do que os atuais RGs. 

É resultado da tecnologia: um QR-code na carteira física e digital permite a autenticação eletrônica do documento e pode informar se foi furtado ou roubado. O novo documento cria um padrão que hoje não existe e termina com a possibilidade de uma mesma pessoa ter vários RGs em estados diferentes. A primeira via da carteira de identidade nacional é emitida de graça. A partir de 2032, o novo registro passa a ser obrigatório.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.