Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Estudo revela redução significativa no uso de celulares em salas de aula de São Paulo

Uso de celular nas escolas da capital paulista cai 75% após proibição

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo apontou que o uso de celular nas escolas de São Paulo caiu 75% depois da proibição por lei. A Camille é um exemplo de que a dependência já não é a mesma: “Eu achava que eu era dependente de celular. Eu só precisava de coragem e retirar realmente o celular da minha vida.” Segundo a Secretaria da Educação, a redução está ligada a duas leis - uma federal e outra estadual. Os registros em sala de aula caíram de cerca de 24 mil, em fevereiro, para menos de 6 mil em outubro. 

O Pedro, que acabou de concluir o ensino médio, diz que a regra mudou seu comportamento: “Longe do celular, eu conheci o vôlei. Fiz amizades também.” Professores avaliam que a restrição ajuda a inserir a tecnologia de forma adequada na rotina dos estudantes, estimulando novas práticas. “Ah, eu não tô com o celular, então eu vou ler. Eles começaram a pegar o prazer pela leitura”, disse a professora Rosangela Mendes. 

A Mariana, integrante de um projeto nacional que recomenda que adolescentes não tenham celular antes dos 14 anos, relata melhora na concentração dos alunos. Segundo ela, uma simples notificação pode tirar o foco por até 20 minutos: “Com uma aula de uma hora, você recebeu três mensagens e você perdeu a sua aula inteira.” 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.