EUA enfrentam paralisação de serviços governamentais por falta de aprovação de orçamento para 2026
O "shutdown" entrou em vigor e o governo não pode mais realizar pagamentos até que o orçamento seja aprovado
JR na TV|Do R7
Os Estados Unidos enfrentam uma paralisação parcial do governo porque o Congresso não aprovou o orçamento para 2026. Serviços públicos já foram interrompidos. O "shutdown", paralisação em inglês, entrou em vigor e o governo não pode mais realizar pagamentos até que o orçamento seja aprovado.
A paralisação na administração federal ocorre, porque republicanos e democratas não chegaram a um acordo sobre o orçamento do país, antes do início do ano fiscal. O vice-presidente, JD Vance, participou de uma coletiva de imprensa na Casa Branca. O republicano acusou os democratas de quererem destinar recursos da saúde pública para imigrantes ilegais e chamou a proposta de "ridícula".
Os democratas defendem que programas de assistência médica sejam mantidos para que a lei orçamentária seja aprovada. A última paralisação aconteceu durante o primeiro mandato de Donald Trump e foi a mais longa da história: durou 35 dias. Na prática, enquanto o orçamento não for aprovado, serviços considerados não essenciais ficam paralisados. A situação pode levar ao atraso ou suspensão do pagamento de centenas de milhares de funcionários públicos.
O "shutdown" pode repercutir também no exterior. A embaixada americana no Brasil disse que não vai atualizar as redes sociais, mas a emissão de vistos agendados ainda não foi afetada.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



