Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

EUA pedem negociação com Rússia e a China para estabelecer novos limites às armas nucleares

Decisão ocorre um dia após o fim do acordo que controlava o arsenal atômico entre americanos e russos

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os Estados Unidos pediram uma negociação com Rússia e China para estabelecer novos limites às armas nucleares. A decisão ocorre um dia após o fim do acordo que controlava o arsenal atômico entre americanos e russos. O subsecretário americano para controle de armas, Thomas DiNanno, afirmou que um novo tratado deve incluir também a China. 

DiNanno acusou Pequim de ter realizado um teste nuclear secreto em 2020 e disse que Washington quer impedir que o país amplie seu arsenal atômico. A China rejeitou participar do acordo. Um representante da diplomacia chinesa afirmou que o país age com cautela e responsabilidade na área nuclear. 

A Rússia, por sua vez, defendeu que outros países com armas nucleares, como França e Reino Unido, também sejam incluídos em um eventual tratado. O tema ocorre em meio a uma política externa mais assertiva do presidente Donald Trump, com foco em segurança nacional. 

Como exemplo dessa postura, o governo americano tem pressionado pelo controle da Groenlândia, no Ártico, o que gerou tensão com aliados europeus. França e Canadá abriram representações diplomáticas na capital do território, controlado pela Dinamarca. No cenário interno, Trump foi criticado após a divulgação de um vídeo com uma montagem envolvendo Barack Obama e Michelle Obama; a Casa Branca afirmou que a publicação foi feita por engano e apagada em seguida. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.