Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

EUA se reúnem com autoridades da Dinamarca após tensão por proposta de compra da Groenlândia

Autoridades americanas discutem proposta de compra da Groenlândia em meio a tensões geopolíticas

JR na TV|Do R7

  • Google News

Integrantes do governo americano vão se reunir com autoridades da Dinamarca em meio à tensão provocada pela proposta dos Estados Unidos de comprar a Groenlândia. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o encontro deve ocorrer na semana que vem. A Groenlândia, maior ilha do mundo, fica no Oceano Ártico e é controlada pela Dinamarca há cerca de 300 anos. 

Questionado sobre a possibilidade de uso da força, Rubio declarou: “Se o presidente identificar uma ameaça à segurança nacional, tem a opção de usar os meios militares”. Segundo o governo americano, China e Rússia intensificaram a presença de embarcações no entorno da ilha, o que elevou a preocupação estratégica na região. 

O interesse pela Groenlândia também está ligado à existência de terras raras, usadas na produção de componentes eletrônicos. A Dinamarca afirma que a ilha não está à venda. O país integra a Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos, cujo tratado prevê defesa coletiva em caso de ataque. O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse que nenhuma decisão pode ser tomada sem a participação do povo da Groenlândia e da Dinamarca. 

A compra da ilha já entrou no debate do Congresso americano. Aliados republicanos de Donald Trump avaliam que o presidente deve esgotar as opções diplomáticas antes de considerar uma ação militar. Na Casa Branca, a porta-voz Karoline Leavitt afirmou que o território é estratégico para a segurança nacional e disse que Trump “mantém todas as opções em aberto”. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.