Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

EUA: tarifas a países que negociam petróleo com Cuba entra em vigor neste sexta (30)

A pressão de Donald Trump na América Latina se volta para um dos principais aliados da Venezuela

JR na TV|Do R7

  • Google News

Entrou nesta sexta-feira (30) em vigor um decreto dos Estados Unidos que permite a aplicação de tarifas a países que negociarem petróleo com a Rússia. O governo americano também prevê medidas contra Cuba.

Menos de um mês depois da captura de Nicolás Maduro, a pressão de Donald Trump na América Latina se volta para um dos principais aliados da Venezuela: Cuba. Na ordem executiva que autoriza a imposição de tarifas a países que fornecem petróleo a Cuba, o presidente americano afirma que o governo cubano constitui uma "ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos".

A medida entra em vigor um dia após Trump negar que estaria tentando estrangular o fornecimento de petróleo ao país, mas em seguida, ele disse acreditar que Cuba "não será capaz de sobreviver". A estratégia de Trump ataca diretamente o governo cubano, que depende muito do petróleo importado para gerar energia.

Especialistas alertam que essa interrupção pode levar a uma grave crise energética em menos de um mês. Na quinta-feira (29), o Departamento do Tesouro aliviou as sanções sobre a indústria petrolífera venezuelana, que antes da captura de Nicolás Maduro era a principal fornecedora da ilha. A nova autorização proíbe países rivais de terem acesso ao combustível, incluindo Cuba.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.