EUA vai aumentar a presença militar na América Latina para combater o tráfico de drogas
Medida visa combater tráfico de drogas e conter imigração ilegal, resgatando a doutrina Monroe
JR na TV|Do R7
O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (5) a nova Estratégia de Segurança Nacional. O país vai aumentar a presença militar na América Latina para combater o tráfico de drogas. De acordo com a diretriz, os EUA vão “reconsiderar nossa presença militar” e enviar tropas para a região, com o objetivo de “lidar com ameaças urgentes”. O governo afirma querer “controlar as rotas marítimas”, “conter a imigração ilegal” e “reduzir o tráfico de pessoas e de drogas”.
O documento resgata a Doutrina Monroe, o lema “A América para os americanos”, usada no século XIX para justificar a influência dos EUA no continente. Hoje, a principal preocupação é a crescente presença da China na América Latina. A estratégia, com 33 páginas, orienta a política externa americana e é vista como uma rara exposição da visão de mundo de Donald Trump, sendo a primeira edição publicada desde seu retorno à Casa Branca.
A divulgação ocorre em meio a uma operação militar no Caribe. Ontem, o governo americano anunciou ter atacado uma embarcação com drogas no Pacífico, resultando na morte de quatro traficantes. Sob pressão, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu apoio dos brasileiros. Em um programa de TV, recebeu um boné do MST e improvisou uma fala em “portunhol”: “Povo do Brasil, saia às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Que viva o Brasil!”
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



