Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Falta de orçamento para inovação e ciência dificulta desenvolvimento e qualificação no Brasil

Em seis anos, o setor precisou de 665.403 profissionais, mas foram formados apenas 464.569

JR na TV|Do R7

  • Google News

O especial Gargalos do Brasil vai mostrar que a competitividade global depende de quanto os países investem em tecnologia, inteligência artificial e pesquisa acadêmica. No Brasil, o desenvolvimento enfrenta obstáculos como a falta de profissionais qualificados e cortes no orçamento destinado à inovação e ciência. O resultado é uma fuga de cérebros. 

O que acontece na internet em uma volta completa do ponteiro do relógio? Parece pouco tempo, mas em um minuto são enviadas mais de 18 milhões de mensagens de texto em todo o mundo, e quase 140 milhões de vídeos são assistidos nas redes sociais. Para lidar com tanta informação, é necessária uma grande infraestrutura, feita de computadores e pessoas. 

O mercado brasileiro de tecnologia enfrenta uma desconexão. Em seis anos, o setor precisou de 665.403 profissionais, mas foram formados apenas 464.569. Os currículos das universidades não acompanham a velocidade com que a tecnologia muda. Para tentar preencher as vagas, algumas empresas criaram programas de capacitação. 

Hoje, a disputa por profissionais qualificados está em outro patamar. A inteligência artificial se popularizou por ser capaz de gerar imagens idênticas a de pessoas reais, mas vai muito além do efeito visual. Na China, por exemplo, a tecnologia já é usada em fábricas que funcionam 24 horas por dia, quase sem trabalhadores humanos. A estratégia do país é se manter como protagonista na competitividade global. Mas será que o Brasil está preparado para disputar esse mercado? 

O avanço tecnológico passa ainda pela redução da dependência de armazenamento de dados no exterior. O Brasil tem apenas 195 centros de dados, contra 3.753 nos Estados Unidos. O governo federal tenta atrair empresas por meio de benefícios fiscais. Mesmo assim, o país ocupa apenas a 52ª posição no ranking global de inovação. Falta investimento, principalmente em ciência e pesquisa. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.