Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Fórum Brasileiro de Segurança contabiliza mais de 280 mil casos de fraudes pela internet

Entre os crimes mais comuns está o estelionato amoroso, em que golpistas usam falsos relacionamentos virtuais para obter dinheiro das vítimas

JR na TV|Do R7

  • Google News

Ano após ano, cresce o número de fraudes pela internet. O Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública contabilizou 281 mil casos em 2024, um aumento de 17% em relação a 2023, quando foram registrados 222 mil. Entre os crimes mais comuns está o estelionato amoroso, em que golpistas usam falsos relacionamentos virtuais para obter dinheiro das vítimas. 

Uma mulher de 39 anos, que prefere não se identificar, teve um prejuízo de quase R$ 30 mil após conhecer um homem em um aplicativo de relacionamento. Pelas redes sociais, ele ostentava viagens internacionais. Foram nove meses de conversas e apenas quatro encontros presenciais, com contato frequente pela internet. Em áudios, ele dizia: “Te amo. Estou muito feliz” e afirmava não ter dúvidas de que ficariam juntos. 

A vítima fez dezenas de depósitos e só desconfiou quando o golpista pediu mais dinheiro alegando iniciar um tratamento de “câncer raríssimo”. “Nossa, meu mundo caiu. Era uma reserva financeira que eu precisava muito”, relatou. Segundo especialistas, os criminosos avançam quando percebem fragilidade emocional e, pelo celular, conseguem envolver, enganar e até chantagear. 

As autoridades alertam para a dificuldade de identificar e prender os criminosos, muitas vezes fora da cidade ou do país. “É importante que as pessoas acionem os mecanismos de segurança disponibilizados, como autentificação em duas camadas”, orienta o pesquisador Leonardo Silva. Além do prejuízo financeiro, as vítimas lidam com impactos emocionais. “Eu fiquei deprimida. Foi bem forte o baque”, desabafou a mulher. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.