Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

França determina a suspensão temporária de alguns produtos agrícolas da América do Sul

A medida ocorre em meio ao avanço das negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia

JR na TV|Do R7

  • Google News

A França determinou nesta quarta-feira (7) a suspensão temporária de alguns produtos agrícolas da América do Sul. A medida ocorre em meio ao avanço das negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A Comissão Europeia anunciou que vai reduzir tarifas de importação de fertilizantes, para aumentar a competitividade do setor agrícola frente a produtos do Mercosul.  

A expectativa é comissão pretende conseguir assinar o acordo ainda este mês. Mais cedo, a Itália havia exigido a isenção das taxas, como condição para apoiar o tratado. As declarações ocorreram após uma reunião entre ministros da agricultura do bloco europeu, em Bruxelas.  

A Comissão Europeia já havia anunciado um pacote de medidas para proteger o setor, incluindo a liberação antecipada do equivalente a R$ 280 bilhões, em investimentos. Mesmo com esse pacote, a Itália pediu o adiamento da assinatura do acordo, que aconteceria no mês passado no Brasil. O voto italiano é essencial para a aprovação no conselho europeu, já que França, Polônia e Hungria se posicionaram contra.  

O acordo com o Mercosul deve criar a maior área de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de consumidores. A França decretou nesta quarta-feira (7) a suspensão temporária das importações de alguns produtos agrícolas. Apesar de não citar diretamente a região, a América do Sul deve ser a mais atingida.  

A partir de amanhã (8), serão suspensas as importações de abacate, manga, goiaba e frutas cítricas entre outros alimentos, que tenham sido cultivados com o uso de agrotóxicos proibidos na Europa. A medida é válida por um ano e ainda pode ser estendida aos outros países do bloco europeu. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.