Governo abre mão de taxar investimentos e consegue aprovar em comissão medida provisória do IOF
O texto foi aprovado na comissão mista com a diferença de apenas um voto
JR na TV|Do R7
O governo corre para aprovar a medida provisória editada como alternativa ao aumento do imposto sobre operações financeiras, o IOF. O objetivo da MP é ampliar a arrecadação ainda neste ano e, em 2026, garantir que as contas públicas fechem no azul.
O texto foi aprovado na comissão mista com a diferença de apenas um voto. A aprovação veio depois que as resistências à medida provisória fizeram o governo negociar e recuar em parte dos pontos que seriam tributados. Foi retirada do texto a proposta de acabar com a isenção do Imposto de Renda para letras de crédito do setor imobiliário (LCIS) e do agronegócio (LCAS).
O governo queria cobrar 5% de ir sobre esses títulos. Outra mudança foi a retirada do aumento da taxação das casas de apostas, as bets, de 12% para 18%. Nesta terça-feira (7), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez uma reunião às pressas com líderes da Câmara e do Senado para tentar evitar a perda de validade da medida. Para a MP não perder a validade, o texto ainda precisa ser aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado até esta quarta-feira (8).
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



