Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Governo de MG identifica danos ambientais após vazamentos em minas da empresa Vale

Deslizamento na mina Viga e transbordamento afetam meio ambiente em Minas Gerais

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governo de Minas Gerais identificou danos ambientais depois dos vazamentos em minas da mineradora Vale, na região central do estado. A empresa foi multada em R$ 1,7 milhão. As imagens mostram como ficou a mina Viga, da Vale, em Congonhas. Uma vistoria da Secretaria de Meio Ambiente constatou que, durante as chuvas no domingo (25), houve um deslizamento de encosta. O material atingiu os reservatórios que deveriam conter a água e os sedimentos. Mas as estruturas não suportaram. 

"A turbidez da água em alguns dos córregos chegaram a ultrapassar 30 vezes os parâmetros estabelecidos em norma, mas na data de ontem, esse parâmetro já tinha voltado ao que é preconizado na norma ambiental", disse Gustavo Endrigo, superintendente de fiscalização ambiental da Semad/MG. 

O vazamento na mina Viga ocorreu menos de 24 horas depois do transbordamento de outra estrutura da Vale, a mina de Fábrica, entre Ouro Preto e Congonhas. A água misturada a sedimentos invadiu o pátio que pertence à Companhia Siderúrgica Nacional e atingiu rios da região. 

O governo de Minas Gerais aplicou a multa por causa dos vazamentos. A empresa foi autuada por danos ambientais, por não comunicar os episódios aos órgãos competentes dentro do prazo legal e por falhas no controle das estruturas de contenção. As atividades estão totalmente suspensas na mina Viga e parcialmente na mina de Fábrica. Para voltar a operar, a Vale precisa apresentar relatórios explicando as causas dos problemas, indicar medidas de correção e comprovar a estabilidade das estruturas. A Vale ainda não se manifestou. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.