Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Governo do Catar é acusado de usar fortuna para financiar grupos terroristas pelo mundo

Sheiks do Catar compram imóveis nas áreas mais exclusivas da capital britânica

JR na TV|Do R7

  • Google News

A família real britânica sempre foi sinônimo de luxo e tradição, mas em Londres, quem se destaca pela "ostentação" imobiliária é outra realeza: a do Catar. Mas há a suspeita de que o governo do país financia grupos terroristas pelo mundo. Aos poucos, os sheiks do Catar foram comprando imóveis nas áreas mais exclusivas da capital britânica.  

Nesta terça-feira (9), o clã Al-thani controla cerca de um quarto do bairro de Mayfair, um dos endereços mais caros do mundo. A região até já ganhou o apelido de "pequena Doha", em referência à capital do país árabe. A família real do Catar também é dona de uma das mais famosas lojas de departamentos do mundo (harrods) e de hotéis cinco estrelas. Tem ainda participação em um dos principais supermercados do Reino Unido. Os sheiks também controlam 95% do arranha-céu "The Shard", um dos prédios mais altos da Europa. São sócios do distrito financeiro de Canary Wharf e detêm 20% do aeroporto de Heathrow.  

Apesar de ostentar joias históricas e palácios icônicos, como Buckingham - residência oficial do Rei Charles - a família real britânica não é dona da maioria dessas propriedades. Elas fazem parte do patrimônio da coroa, não podem ser vendidas pelo rei nem herdadas como bens particulares. Já a família real do Catar não tem essa obrigação e com uma fortuna estimada em mais de R$ 15 bilhões, possui mais bens em Londres do que o próprio rei britânico.  

O problema é que esse patrimônio é supostamente usado para financiar terroristas pelo mundo. Há quase dez anos, a Arábia Saudita e países do Golfo Pérsico chegaram a isolar o Catar por aproximação com grupos extremistas como o Talibã, a Al Qaeda e a irmandade muçulmana islâmica. Também houve alegações de que os sheiks apoiam o Hamas e os rebeldes houthis do Iêmen. Os dois grupos terroristas realizam ataques contra Israel e propagam mensagens de ódio contra judeus. O Catar nega as acusações. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.