Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Governo do Irã declara que está pronto para atacar bases americanas se acontecer ofensiva dos EUA

Na contagem feita por ativistas de fora do país, mais de 3,4 mil pessoas morreram nos protestos

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governo do Irã declarou que está pronto para atacar bases americanas se acontecer uma ofensiva dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump prometeu responder à repressão do regime iraniano. Números que ajudam a entender o tamanho da barbárie.  

Em um hospital de Teerã, um oftalmologista registrou mais de 400 ferimentos provocados por tiros contra os olhos dos pacientes. Ongs internacionais denunciam nas redes sociais a falta de estrutura para atender os feridos. Em um vídeo divulgado por uma agência de notícias criada por ativistas, é possível ver os próprios cidadãos prestando os primeiros socorros aos manifestantes que se opõem ao regime islâmico.  

Na contagem feita por ativistas de fora do país, mais de 3,4 mil pessoas morreram nos protestos até agora e a expectativa é que o número de mortes aumente conforme a comunicação no país seja reestabelecida. A internet pode demorar até duas semanas para voltar a funcionar normalmente. Nesta quarta (14), o presidente do Supremo Tribunal do Irã afirmou que vai acelerar os julgamentos dos manifestantes presos para, segundo ele, dar o exemplo. Essa pressa levou o jovem de 26 anos Erfan Soltani a ser julgado sem direito a um advogado. A família denuncia que ele teve poucos minutos para se despedir.  

A prima de Soltani pede ao presidente Donald Trump que não permita que ele seja executado. O cumprimento da pena de morte estava marcado para esta quarta-feira (14). Hoje, em coletiva na Casa Branca, o presidente Donald Trump revelou que foi informado de que o Irã não tem mais planos de executar manifestantes.  

Para fugir da violência, iranianos cruzaram a fronteira com a Turquia nesta quarta-feira (14). Donald Trump afirmou que é atualizado sobre os acontecimentos. O presidente americano destacou que não pode dar detalhes das ações, mas prometeu agir. O regime iraniano alertou países da região que irá atacar tropas americanas que estão no Oriente Médio em retaliação a uma eventual operação dos Estados Unidos no Irã.  

Em uma base americana do Catar, alguns funcionários foram orientados a deixar a instalação militar até a noite desta quarta-feira (14). Cerca de dez mil militares estão na base de Doha, a maior do exército americano no Oriente Médio. O local foi bombardeado pelo Irã em junho do ano passado, como resposta ao ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.