Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Governo dos EUA informa que vai retirar 700 agentes de imigração do estado de Minnesota

Decisão ocorre após protestos e se baseia na cooperação dos xerifes locais

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governo americano informou que vai retirar 700 agentes de imigração do estado de Minnesota, anunciou nesta quarta-feira (4) Tom Homan, o chamado “czar da fronteira”, em coletiva de imprensa. A redução ocorre em meio a semanas de protestos contra as operações da agência de imigração e fronteiras (ICE) e depois que dois cidadãos americanos morreram em confrontos com agentes federais no estado.  

Homan explicou que a decisão de retirar parte do efetivo se deve à cooperação “sem precedentes” das autoridades locais e estaduais com as ações federais, o que teria diminuído a necessidade de tantos agentes nas ruas. Ele disse que a medida entra em vigor “imediatamente”, mas não detalhou exatamente onde os agentes serão realocados. 

A redução faz parte da chamada Operação Metro Surge, que havia mobilizado cerca de 3 mil agentes de imigração e fronteiras em Minneapolis e áreas vizinhas para deter imigrantes em situação irregular. Mesmo com a retirada, cerca de 2 mil agentes federais permanecerão no estado para continuar a fiscalização.  

A decisão ocorre após intensos protestos contra a presença federal em Minnesota, que geraram críticas nacionais à atuação da ICE e debates sobre o uso da força e os métodos adotados nas operações de imigração.  


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.