Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Governo e prefeitura de SP intensificam campanhas de vacinação contra o sarampo

Campanhas de vacinação são intensificadas em São Paulo para conter a doença

JR na TV|Do R7

  • Google News

O sarampo voltou a preocupar autoridades de saúde. No ano passado, foram confirmados 38 casos no Brasil, todos contraídos fora do país. Em São Paulo, governo e prefeitura intensificaram as campanhas de vacinação em unidades de saúde e até em estações de trem e metrô. 

A vacinação é considerada essencial para evitar surtos. Lian, de um ano, foi levado ao posto de saúde pela avó para atualizar suas vacinas antes de começar a creche. "Como tem muita criança, a imunidade tem que estar boa e tem que estar vacinada, né? Pra não pegar o vírus", afirmou Ciane Alves, vendedora. O Brasil recuperou o status de país livre do sarampo em 2024, após cinco anos de aumento nos casos. 

A doença é altamente transmissível e seus sintomas incluem febre alta, tosse seca, coriza e manchas vermelhas pelo corpo. Segundo a infectologista Mônica Levi, "a única ferramenta para controle do sarampo é a vacinação". O calendário de imunização prevê a primeira dose aos 12 meses, a segunda aos 15 meses, e doses de reforço para adultos de 5 a 59 anos, dependendo da idade. 

Para aumentar a cobertura vacinal, a campanha em São Paulo ampliou os pontos de imunização em locais de grande circulação, gerando filas para se vacinar. Larissa Inácio aproveitou para se imunizar contra sarampo e febre amarela, enquanto Kauê Stanislau destacou a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, mesmo com a correria do dia a dia. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.