JR Dinheiro: Apenas dois em cada dez professores abordam educação financeira nas salas de aula
74% dos professores acreditam que a educação financeira deve estar presente nas escolas
JR na TV|Do R7
Desde 2018 a educação financeira se tornou obrigatória nas escolas, mas a prática ainda é um desafio. Não existe um professor específico para a disciplina. Somente dois de cada dez professores tratam o assunto em sala de aula. Um levantamento revelou que 74% dos professores acreditam que a educação financeira deve estar presente nas escolas, mas 59% apontam falta de formação na área e praticamente metade afirma não ter acesso a materiais didáticos adequados.
Por outro lado, sem saber lidar com o próprio dinheiro, 40% dos brasileiros admitem saber pouco sobre educação financeira, e 15% dizem não saber nada sobre o assunto. De acordo com o Banco Central, praticamente 10% da renda mensal das famílias é consumida por juros, enquanto quase 28% são destinadas ao pagamento de dívidas.
É fundamental evitar o endividamento e assim perder dinheiro pagando juros. Para sair das dívidas, vale fazer alguma atividade de renda extra e inverter o hábito de consumo: em vez de comprar em parcelas sem ter certeza de poder pagar, optar por juntar o dinheiro e depois comprar à vista.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



