Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H

JR ENTREVISTA: ‘Melhor jeito de terminar o ano’, diz presidente da Apex Brasil sobre Mercosul-UE

Jorge Viana comemorou o fechamento do acordo após mais de 20 anos de debates

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR ENTREVISTA é o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. À jornalista Vanessa Lima, Jorge Viana falou sobre o desafio de promover exportações, atrair investimentos e oportunidades no cenário internacional.

Viana comemorou o fechamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, concluído após mais de 20 anos de debates. “Eu acho que não tinha jeito melhor de terminar esse ano, mais um segundo ano de sucesso do governo do presidente Lula e desse segmento, que é a presença do Brasil no mundo dos negócios”, afirmou. “Então as oportunidades são imensas, eu acho que não tinha jeito melhor de virar um ano, já que nós estamos em dezembro, e abrir as oportunidades para o próximo”, completou.

Sobre as resistências contra o acordo, como a enfrentada com o Carrefour, na França, que chegou a falar que não iria mais exportar carne dos países do Mercosul, Viana disse considerar “normal” algum estresse. “Um acordo de uma complexidade dessa, demorou duas décadas de negociação, imagine envolver 27 países da União Europeia, envolveu os nossos países aqui do Mercosul, cada país tem seus interesses. E você fazer um acordo com todo mundo não é fácil, por isso que eu falo uma frase que é assim: um bom acordo é quando todos que estão nele saem moderadamente insatisfeito. Porque se um sair ganhando é porque alguém perdeu, então todo mundo tem que perder um pouquinho”, explicou.

Além disso, a Apex está abrindo duas casas Brasil, uma em Xangai e outra em Lisboa. A ideia é oferecer apoio aos brasileiros que querem empreender. “Eu tô muito animado com isso, essas duas casas, porque o Brasil voltou com muito sucesso para o mercado internacional”, afirmou.

Ainda sobre cenário internacional, Jorge Viana destacou que o Brasil está assumindo protagonismo em diversas frentes. “Brasil estava virando problema com a imagem muito ruim recentemente, mas agora quando a gente fala de transição energética, aí o Brasil com biocombustível, com etanol, do milho e da cana, é solução. Hidrogênio verde, o Brasil com sua matriz energética, solar e eólica também é pai da solução, porque isso é que vai mover o mundo daqui para frente. O Brasil está bem no centro quando fala de segurança alimentar, no enfrentamento da crise climática. Então acho que o nosso protagonismo veio, e o que faltava era ter uma união nacional nesse propósito”, elencou.

O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.