Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Justiça da Argentina decide extraditar brasileiros foragidos condenados por atos de 8 de janeiro

A decisão cabe à Comissão Nacional para Refugiados, órgão ligado ao gabinete de Javier Milei

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Justiça da Argentina decidiu nesta quarta-feira (3) extraditar cinco brasileiros foragidos, condenados pelos atos de 8 de janeiro. Os réus chegaram algemados para a audiência, na terceira vara criminal, em Buenos Aires. Separados por um vidro, familiares acompanharam o julgamento.  

Além dos advogados argentinos, advogados brasileiros, nomeados pela Advocacia-Geral da União, também estavam na audiência. Ana Paula de Souza. Wellington Firmino. Rodrigo de Freitas. Joelton Gusmão Oliveira e Joel Borges Corrêa participaram dos atos de 8 de janeiro de 2023. Eles foram condenados no Brasil pelos crimes de tentativa de abolição do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. 

As penas variam entre 13 e 17 anos de prisão. A audiência desta quarta-feira (3) não tinha o objetivo de revisar as condenações, mas sim, analisar se os crimes cometidos no Brasil têm equivalência na lei Argentina - um requisito necessário para o tratado de extradição. Os réus pediram às autoridades argentinas a concessão do status de refugiados políticos.  

A decisão cabe à Comissão Nacional para Refugiados, órgão ligado ao gabinete de Javier Milei. Se conseguirem, o processo pode ser anulado. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.