Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Líderes de países europeus emitem declaração conjunta em apoio à soberania da Groenlândia

Líderes defendem que decisões sobre a ilha cabem à Dinamarca e Groenlândia

JR na TV|Do R7

  • Google News

Líderes de países europeus emitiram nesta terça-feira (6) uma declaração conjunta em apoio à soberania da Groenlândia. O território autônomo, integrado ao Reino da Dinamarca, tem sido alvo do governo americano, que quer assumir o controle da ilha. No documento, os líderes afirmam que o território “pertence ao seu povo” e que qualquer decisão sobre o futuro da Groenlândia deve ser tomada exclusivamente pela Dinamarca e pela própria ilha. As autoridades também destacaram a importância da cooperação com a Otan para garantir a segurança na região do Ártico. 

A Groenlândia é a maior ilha do mundo e tem posição estratégica para a defesa global, por ficar entre a Europa e a América do Norte, além de concentrar grandes reservas de minerais raros essenciais para a indústria de tecnologia. No domingo (4), o presidente Donald Trump disse que a Groenlândia é necessária para a defesa dos Estados Unidos. 

As declarações colocaram a Dinamarca em estado de alerta, levando o Parlamento a convocar uma reunião de emergência, a portas fechadas, para discutir a crise com Washington. Em meio à tensão internacional, líderes dos 27 países da União Europeia se reuniram em Paris para tratar de garantias de segurança à Ucrânia. França, Reino Unido e Ucrânia assinaram uma declaração sobre o envio de uma força multinacional em caso de cessar-fogo com a Rússia, medida comemorada pelo presidente Volodymyr Zelensky. 



O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.