Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Líderes europeus cobram transição política democrática na Venezuela

Segundo a Comissão Europeia, Edmundo foi o verdadeiro vencedor da eleição presidencial do ano passado

JR na TV|Do R7

  • Google News

Líderes europeus cobraram uma transição política democrática na Venezuela e defenderam a participação da oposição no novo governo. 

A operação militar que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro surpreendeu a União Europeia. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que o governo da Venezuela era ilegítimo, mas reforçou que o direito internacional é o parâmetro para julgar as ações de qualquer gestão e que cabe aos Estados Unidos justificar as operações. 

A Alemanha adotou um tom de cautela jurídica, destacando que o direito internacional deve ser respeitado por todos. Já a porta-voz do governo francês criticou o método usado pelos Estados Unidos para capturar Maduro. Maud Bregeon afirmou que a ação não foi apoiada nem aprovada pela França. 

Também na Europa, o governo da Suíça determinou o bloqueio imediato de todos os bens de Nicolás Maduro e de pessoas ligadas a ele, para evitar a fuga de capitais. 26 países da União Europeia divulgaram no último domingo (4) uma declaração conjunta, defendendo uma transição com participação do povo e respeito ao direito internacional. O único país que não assinou o documento foi a Hungria. O bloco ainda reafirmou que já não reconhecia a legitimidade do governo.  
 
A Comissão Europeia classificou o afastamento de Nicolás Maduro como uma oportunidade para uma transição democrática na Venezuela. A porta-voz do bloco acrescentou que qualquer transição política no país precisa incluir os principais líderes da oposição. Anitta Hipper citou os opositores María Corina Machado e Edmundo González Urrutia. Segundo a Comissão Europeia, Edmundo foi o verdadeiro vencedor da eleição presidencial do ano passado. Tanto Edmundo quanto a Nobel da Paz María Corina Machado vivem atualmente no exílio. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.