Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula assina projetos de lei para lançamento de universidades federais dos indígenas e do esporte

As Universidade Federal Indígena (Unind) e Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) terão sedes em Brasília

JR na TV|Do R7

  • Google News

Em meio à relação conturbada com o Congresso, o presidente Lula assinou nesta quinta-feira (27) os projetos de lei para o lançamento de duas universidades federais: a dos indígenas e a do esporte. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Durante o discurso, Lula afirmou: "Cabe ao Estado servir aos indígenas e não se servir deles. A gente não pode permitir que o esporte sobreviva pelo milagre de cada um individualmente." 

A Universidade Federal Indígena (Unind) terá sede em Brasília, mas estrutura para atender todas as regiões do país, com processos seletivos próprios baseados na diversidade linguística e cultural. Inicialmente, oferecerá dez cursos, com previsão de expansão para 48 e atendimento a cerca de 2.800 estudantes indígenas nos primeiros quatro anos.  

Já a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), também sediada em Brasília, será voltada ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento, com cursos a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil e centros de excelência distribuídos pelo país, aproveitando estruturas das Olimpíadas de 2016. 

Os projetos foram enviados ao Congresso, e apesar do clima de tensão entre o governo e os presidentes da Câmara e do Senado, a expectativa do Planalto é de aprovação. A previsão é que as aulas nas novas universidades comecem em 2027. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.