Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula conversa por telefone com Trump e sugere que Conselho de Paz se limite às questões sobre Gaza

Lula sugere foco no Conselho de Paz sobre Gaza em conversa telefônica com Trump

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente Lula conversou nesta segunda-feira (26) por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O telefonema durou cerca de 50 minutos, e os dois trataram de questões econômicas bilaterais e de temas da agenda global. Ao final da conversa, ficou acertada uma visita de Lula a Washington, ainda sem data definida. 

Durante o diálogo, Lula defendeu o fortalecimento da cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado. O presidente manifestou interesse em ampliar a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, além do congelamento de bens de grupos criminosos e da troca de informações sobre transações financeiras, retomando proposta já encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro. 

Os dois presidentes também falaram, pela primeira vez, sobre o conselho de paz criado por Trump. 60 países foram convidados, e 23 já confirmaram participação. Sem informar se aceitou o convite, Lula sugeriu que o órgão se concentre no conflito na Faixa de Gaza e inclua um assento para a Palestina. 

Mais cedo, no Palácio do Planalto, Lula recebeu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da CBF, Samir Xaud, e o técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti. O encontro teve como foco o Mundial Feminino de Futebol de 2027, que será realizado no Brasil. Infantino afirmou: “vamos ter entre 3 ou 4 milhões de torcedores, do mundo inteiro”. Já Xaud disse que o torneio “vai ser um divisor de águas para o nosso futebol feminino”. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.