Lula fala por telefone com Trump para negociações do tarifaço
Nas redes sociais, o presidente Lula ressaltou que o contato direto entre eles é uma oportunidade para restaurar as relações amigáveis
JR na TV|Do R7
O presidente Lula falou por telefone nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa expectativa cresceu depois do encontro entre os dois presidentes na Assembleia das Nações Unidas, em Nova York e agora, os dois lados prometem novos encontros, no Brasil e nos Estados Unidos.
Durante a ligação, Lula estava no Palácio da Alvorada com o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social, além do assessor especial, Celso Amorim. Durante 30 minutos, Lula e Trump não falaram sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que foi usada como justificativa para o tarifaço americano.
Lula pediu o fim das sobretaxas e das sanções contra autoridades brasileiras. Nas redes sociais, o presidente Lula ressaltou que o contato direto entre eles é uma oportunidade para restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do ocidente e disse ter recordado Trump de que o Brasil é um dos três países do grupo das maiores economias do mundo, com quem os Estados Unidos têm superávit.
Lula afirmou ainda que Trump designou o secretário de estado Marco Rubio para dar sequência às negociações e que concordaram em se encontrar pessoalmente. O presidente brasileiro ainda reiterou o convite a Trump para participar da COP 30, em Belém, e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.
Também nas redes sociais, o presidente americano classificou como ótima a conversa com o presidente Lula e que eles terão novas discussões e encontros em um futuro não muito distante, no Brasil e nos Estados Unidos. Trump também destacou que os dois países se darão muito bem juntos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



