Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula rebate críticas de chanceler da Alemanha sobre realização da COP30 em Belém

Presidente também destaca importância da nova ponte para a região que liga cidades do Tocantins e Pará

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente Lula esteve nesta terça-feira (18) no Tocantins para inaugurar uma ponte sobre o Rio Araguaia. Durante o discurso, Lula respondeu às críticas do chanceler da Alemanha sobre a realização da COP30, em Belém. A ponte, de 1,7 km, liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). A obra recebeu investimento de R$ 230 milhões e foi inaugurada com a presença de governadores e prefeitos. Lula afirmou: "O estado não cumpria com a sua função. Agora, o estado brasileiro está garantindo ao direito do povo ir e vir." 

A nova ligação torna mais rápido e barato o deslocamento e o escoamento da produção agropecuária e mineral pela BR-153. Antes, a travessia por balsa custava R$ 330 por carreta. A rodovia cruza o território indígena Sororó, onde manifestantes fecharam a pista em protesto contra a inauguração. 

Durante a cerimônia, Lula rebateu a declaração do chanceler alemão Friedrich Merz, que disse ter ficado aliviado ao voltar a Berlim após visitar Belém. O presidente respondeu: "Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém." 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.