Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula retorna a Brasília após recesso de ano novo e prioriza agenda relacionada à crise na Venezuela

Presidente busca equilíbrio diplomático após prisão de Nicolás Maduro

JR na TV|Do R7

  • Google News

Lula retornou nesta terça-feira (6) à Brasília depois de passar o recesso de Ano Novo no Rio de Janeiro. Uma das prioridades desse início de ano é ajustar a posição brasileira em relação à crise na Venezuela. O presidente seguirá acompanhando os desdobramentos da ação americana que prendeu Nicolás Maduro. Lula tem sido aconselhado a ter cautela, especialmente para não fragilizar a relação recém-retomada com o presidente Donald Trump. 

"O Brasil tem contribuído, nas últimas décadas, para que a América do Sul siga sendo uma região de paz. Agora, o Brasil, o que ele está fazendo, é medir o tom para não atrapalhar o bom andamento das negociações para o fim do tarifaço", avalia o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Roberto Goular Menezes.  

Lula tem avaliado a possibilidade de fazer novas ligações para Trump e para a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez. A ideia, agora, é focar na cerimônia que lembra os atos de 8 janeiro. No evento, o presidente deve defender a soberania dos povos, a paz e a democracia. O ministro da defesa, José Múcio, afirmou que a segurança nas fronteiras já havia sido reforçada nos últimos meses, desde o aumento da presença americana no Caribe venezuelano e na Colômbia. O ministro ainda afirmou que a principal arma do Brasil é a diplomacia. 



O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.