Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Médicos alertam que vídeos nas redes sociais contra o uso de protetor solar elevam risco de câncer

Nas redes sociais, influenciadores têm defendido a ideia de que pegar sol sem protetor faz bem para a pele

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os dias ensolarados da primavera se tornaram um risco para a saúde dos adeptos de um movimento perigoso que nasceu na internet. Nas redes sociais, influenciadores têm defendido a ideia de que pegar sol sem protetor faz bem para a pele.  

Nos vídeos que acumulam milhares de visualizações o protetor solar é rebaixado ao posto de vilão porque supostamente teria em sua composição ingredientes tóxicos, que seriam nocivos, inclusive, para o meio-ambiente. A trend utiliza a hashtag "no sunscreen", que em português significa "sem protetor solar".  

Os argumentos nos vídeos contradizem, sem qualquer embasamento científico, décadas de estudos e esforços de entidades médicas pela conscientização da importância do uso do protetor solar até mesmo em dias nublados. Com a desinformação promovida pela trend, especialistas temem que o movimento ganhe força também fora da internet.  

A exposição ao sol sem proteção aumenta o risco de câncer de pele, o tipo mais comum no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. A doença representa cerca de 32% de todos os casos de câncer registrados no Brasil. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.