Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ministério da Justiça autoriza envio de agentes da Força Nacional para a fronteira com a Venezuela

A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski estabelece que os agentes atuarão nos dois municípios por pelo menos 90 dias

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Ministério da Justiça autorizou o envio de agentes da Força Nacional para Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, em meio à instabilidade política no país vizinho e às recentes movimentações do governo venezuelano. A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski estabelece que os agentes atuarão nos dois municípios por pelo menos 90 dias, apoiando as forças estaduais para preservar a ordem pública e a segurança da população local. 

A medida ocorre no contexto em que o governo da Venezuela anunciou a libertação de um “número significativo” de presos políticos, após críticas de organizações de direitos humanos e pressão internacional. A estimativa de entidades especializadas é de que cerca de 800 pessoas estejam detidas por motivos políticos no país, incluindo cidadãos venezuelanos e estrangeiros.  

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional venezuelana e irmão da presidente interina Delcy Rodríguez, declarou que as libertações são um gesto para “consolidar a paz” e a coexistência pacífica na Venezuela, embora não tenha divulgado números exatos ou a lista de detidos que serão soltos. 

A ação do Brasil com a Força Nacional visa reforçar a segurança na fronteira terrestre mais importante para a entrada de venezuelanos no país, em meio a um cenário de incerteza e movimentações políticas na região. A presença dos agentes federais tende a ajudar no monitoramento do fluxo migratório e na proteção das comunidades locais enquanto a situação na Venezuela evolui. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.