Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ministério da Saúde vai iniciar vacinação contra a dengue com imunizante produzido pelo Butantan

O governo federal recomenda priorizar a aplicação em profissionais de saúde

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Ministério da Saúde vai dar início à vacinação contra a dengue com o imunizante em dose única produzido pelo Instituto Butantan. Três cidades foram escolhidas para a vacinação em massa. Os resultados vão ser monitorados pela Fiocruz.  

Em Nova Lima, na grande Belo Horizonte, as unidades de saúde já estão preparadas. O município de 116 mil habitantes é um dos três escolhidos para receber a vacinação em massa. A campanha terá início no dia 17 de janeiro. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan é a primeira do mundo em dose única contra a dengue.  

Maranguape, no Ceará, também vai começar a vacinação nessa data. Já em Botucatu, interior paulista, a imunização começa no dia seguinte. O governo federal recomenda priorizar a aplicação em profissionais de saúde, mas, de acordo com a prefeitura de Nova Lima, a imunização será ampliada e estará disponível, desde o primeiro dia, para todo morador que tenha entre 15 e 59 anos. A meta é atender 80 mil pessoas em três meses e reduzir os impactos da dengue.  

Os resultados vão ser monitorados pela Fiocruz. Em 2025, o Brasil registrou mais de 1,7 milhão casos prováveis de dengue e quase 1,8 mil mortes. Até o fim de janeiro, o Instituto Butantan deve entregar 1,3 milhão doses da nova vacina ao Ministério da Saúde. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.