Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski deve deixar o cargo nesta semana

Lewandowski assumiu o ministério em 2024, no lugar de Flávio Dino

JR na TV|Do R7

  • Google News

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, indicou que deve deixar o cargo ainda nesta semana. Lewandowski assumiu o ministério em 2024, no lugar de Flávio Dino. Ele é ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal se a saída for confirmada, vai ser a primeira troca ministerial de 2026. Lewandowski atuou na elaboração da proposta de emenda à Constituição que trata da segurança pública e do projeto de lei sobre as organizações criminosas.  

O presidente Lula manifestou no fim do ano passado que poderia dividir o ministério em dois, separando a Justiça da segurança pública, mas condicionou a mudança à aprovação da PEC da Segurança pelo Congresso. Outros 19 ministros devem sair do governo até o início de abril por causa das eleições.  

A Justiça Eleitoral estabelece que quem ocupa cargo público precisa deixar o cargo seis meses antes do primeiro turno, que este ano será em quatro de outubro. Entre os prováveis nomes estão o da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, o de Carlos Fávaro, da agricultura e o de Rui Costa, da Casa Civil.  

Todos devem concorrer ao Senado. Fernando Haddad também já disse que deve deixar o Ministério da Fazenda para participar da campanha de reeleição do presidente. O atual governo Lula já teve 13 mudanças ministeriais. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.