Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ministro Rui Costa anuncia que vai deixar o governo para concorrer ao Senado pela Bahia

Costa é um dos principais conselheiros do presidente e comanda a Casa Civil desde o início do terceiro mandato de Lula

JR na TV|Do R7

  • Google News

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (29) que vai deixar o governo para concorrer ao Senado pela Bahia. O movimento é seguido por outros nomes de confiança do presidente Lula. Rui Costa, chefe da Casa Civil, vai deixar o primeiro escalão do governo para concorrer ao Senado pela Bahia, estado que governou por oito anos.  

Costa é um dos principais conselheiros do presidente e comanda a Casa Civil desde o início do terceiro mandato de Lula. Quem assume o ministério é a secretária-executiva, Miriam Belchior. Ela já foi ministra do planejamento no governo Dilma. É comum que integrantes do governo deixem os cargos em ano eleitoral.  

Além das pretensões pessoais, também está em jogo a formação de palanques nos estados para dar suporte à candidatura à reeleição de Lula. Além de Rui Costa, também devem deixar os ministérios para disputar eleições, Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais; Camilo Santana, da Educação; Simone Tebet, do Planejamento; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Renan Filho, dos Transportes; e Marina Silva, do Meio Ambiente.  

Fernando Haddad é mais um na lista. O ministro da Fazenda já disse ao presidente que não pretende se candidatar a nenhum cargo, mas é pressionado por Lula e pelo PT a concorrer ao Senado, ou até mesmo ao governo de São Paulo. Pela lei eleitoral, integrantes de cargos públicos que quiserem disputar eleições precisam deixar as funções até seis meses antes da votação. Ou seja, até o dia 4 de abril. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.