Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Morador grava tentativa de golpe bancário e polícia alerta para fraudes

Ronaldo identificou fraude em ligações e alertou sobre riscos de golpes financeiros

JR na TV|Do R7

  • Google News

Mensagens de texto, e-mails ou ligações de supostas centrais telefônicas muitas vezes são tentativas de golpe. Um morador de Tatuí, no interior de São Paulo, percebeu que se tratava de uma fraude, gravou a conversa e expôs o modo de atuação dos criminosos. Ronaldo Miranda recebe várias ligações suspeitas todos os dias, quase sempre com o mesmo discurso. 

“Sempre falando que era do banco, que tinha uma compra indevida no meu nome de valor alto, se eu aprovava ou não”, contou. Em uma das chamadas, ele desconfiou do suposto atendente. “A voz era de jovem, não uma pessoa responsável que poderia estar trabalhando naquela função”, disse. Ronaldo avisou que a gravação seria usada como prova, o que mudou o tom do golpista: “Não vai arrumar nada aqui. Não vai me achar”. 

Especialistas alertam que criminosos se passam por funcionários de bancos e usam linguagem profissional para ganhar confiança. A orientação é desconfiar, não fornecer dados pessoais e, em caso de dúvida, procurar o banco pessoalmente ou falar com o gerente. O delegado Christian Nimoi reforça: “Conversem com os seus familiares mais idosos orientando como que está acontecendo os golpes”. 

Na semana passada, a polícia fechou uma falsa central telefônica na avenida Faria Lima, em São Paulo. Foram apreendidos computadores e equipamentos usados por uma quadrilha que tinha idosos como principais alvos, com falsas ameaças de suspensão de benefícios previdenciários. “É melhor desconfiar, atrasar os seus negócios do que você facilitar e ser roubado”, resume Ronaldo. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.