Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Oscilação de energia provoca prejuízos a comerciantes após vendaval em São Paulo

Moradores relatam danos em equipamentos após vendaval

JR na TV|Do R7

  • Google News

“Tem que chegar no 220. Abaixou de novo, está no 200.” O desabafo é de uma comerciante da zona sul de São Paulo. Depois do vendaval que atingiu a capital e a Grande São Paulo e deixou milhares de imóveis sem luz, a energia até voltou em alguns estabelecimentos, mas com tensão abaixo do necessário para o funcionamento adequado dos equipamentos, comprometendo refrigeradores e a conservação de produtos. 

Na adega de Ione Gonçalves, três aparelhos apresentaram falhas após a oscilação de energia, e um equipamento usado para produção de gelo precisou ser desligado. “Hoje mesmo ia vir mercadoria. 25 pacotes de gelo de sabor eu já cancelei”, relatou. Para evitar mais perdas, ela concentrou as bebidas em geladeiras de 110 volts. Moradores e comerciantes da região reclamam de prejuízos financeiros e afirmam que deixaram de abrir em datas importantes, como o Natal. 

Especialistas explicam que variações aparentemente pequenas na tensão são suficientes para danificar motores e causar a queima de aparelhos. Segundo o Procon, a Enel tem até 24 horas para restabelecer o serviço. Caso contrário, o consumidor pode pedir ressarcimento por alimentos, medicamentos e equipamentos danificados. “Tem direito, claro, ao ressarcimento”, afirmou Luiz Orsatti, diretor executivo do Procon-SP, que orienta registrar reclamação se não houver atendimento. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.