Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Parceria entre Marinha e USP permite retomada da produção de medicamento para tratamento de câncer

O tratamento com esse medicamento custa cerca de R$ 40 mil e não está disponível no SUS

JR na TV|Do R7

  • Google News

Uma parceria entre a Marinha e a Universidade de São Paulo permitiu que um reator nuclear que estava praticamente ocioso ampliasse as atividades. A operação contínua do reator permitiu a retomada da produção de um medicamento usado para o tratamento de vários tipos de câncer.  

A esperança de tratamentos mais baratos para o câncer no Brasil está no prédio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o IPEN, ligado à Universidade de São Paulo. Os protocolos para entrar no reator nuclear - que produz as substâncias são rígidos. Para evitar que a radiação escape, uma porta só pode ser aberta quando a outra é fechada.  

Na sala de controle, operadores civis trabalham junto com militares. É essa parceria que torna possível a produção "Lutécio-177", um medicamento radioativo importante, principalmente, no tratamento do câncer de próstata e de tumores neuroendócrinos, que podem surgir em órgãos como: pâncreas, pulmões e intestino. Os funcionários que operam o reator de pesquisa do IPEN estavam se aposentando e não havia reposição no mercado.  

Os militares passaram por um exigente processo de seleção na Marinha e, depois por um programa de qualificação, que dura um ano e meio. O almirante explica que a parceria tem função social para a produção do medicamento e de treinamento para os militares, que depois serão usados no programa nuclear brasileiro. Atualmente, o Lutécio-177 consumido no Brasil é importado. O tratamento com esse medicamento radioativo custa cerca de R$ 40 mil e não está disponível no SUS. Com a produção nacional, a meta é reduzir o preço em, pelo menos, cinco vezes.   


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.