Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Parlamento Europeu aprova medidas de proteção ao agronegócio em meio a negociações UE-Mercosul

As novas regras aumentam a pressão sobre países exportadores, como o Brasil

JR na TV|Do R7

  • Google News

O parlamento europeu aprovou medidas mais rígidas para proteger o agronegócio do bloco, em meio às negociações do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. As novas regras aumentam a pressão sobre países exportadores, como o Brasil. A decisão permite a suspensão temporária de tarifas preferenciais se as importações do Mercosul causarem prejuízo ao bloco europeu.  

Produtores da Europa alegam concorrência desleal e afirmam que países de fora do bloco não seguem as mesmas regras ambientais e sanitárias. Entre as mudanças, o limite de importação de produtos sensíveis como carnes, grãos e açúcar, cai de 10% para 5%. Também foi reduzido o prazo para avaliar o impacto das compras do Mercosul na União Europeia.  

Essas novas medidas de proteção podem destravar a aprovação do texto final no conselho europeu. A votação está marcada para esta quinta-feira (18). Se for aprovado, o acordo entre a União Europeia e o Mercosul pode ser assinado no próximo sábado (20), em Foz do Iguaçu.  

Fazendeiros europeus voltaram a protestar e bloquearam rodovias na França e na Eslovênia. Se ratificado, o tratado pode criar a maior área de livre comércio do mundo com impacto direto para o Brasil, a principal economia do Mercosul. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.