Peixe-boi é declarado patrimônio cultural e natural do Pará
O reconhecimento reforça a importância de preservar uma das espécies mais ameaçadas da Amazônia
JR na TV|Do R7
O peixe-boi foi declarado patrimônio cultural e natural do Pará. O reconhecimento reforça a importância de preservar uma das espécies mais ameaçadas da Amazônia e garante mais apoio a quem trabalha na sua proteção. O trabalho no centro de triagem e reabilitação de animais silvestres é delicado.
Muitos filhotes chegam órfãos ao local. Na maioria das vezes, as mães foram mortas durante a caça ilegal. Um peixe boi adulto pode comer até 30 quilos de vegetais por dia. Em cativeiro, a equipe do centro monitora a alimentação para garantir uma dieta equilibrada.
Quando os animais atingem o peso ideal, eles estão preparados para irem para a próxima etapa, que é a pré-soltura. Eles ficam dentro de rios ou lagos se adaptando ao local, para aí sim, voltarem para a natureza. Para ajudar na preservação da espécie, o Pará reconheceu oficialmente o peixe-boi da Amazônia e o peixe-boi marinho como patrimônios culturais naturais de natureza imaterial.
A nova lei garante prioridade às medidas de conservação dessas espécies e destina mais recursos aos centros de reabilitação. Também prevê ações de fiscalização para coibir práticas que coloquem em risco a preservação dos peixes-boi.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



