Pesquisa revela que uma em cada quatro pessoas estão dispostas a comprar produtos ilegais no Brasil
Estudo da USP destaca preço como principal fator de escolha por falsificações
JR na TV|Do R7
Uma pesquisa da USP mapeou os hábitos de consumo de produtos ilegais no Brasil. Uma em cada quatro pessoas dizem estar dispostas a comprar mercadorias falsificadas. O preço mais barato e qualidade semelhantes dos produtos estão entre os principais motivos que levam o consumidor a essa escolha criminosa. O brasileiro admite que compra a roupa que imita a marca famosa, o cigarro eletrônico que é proibido no país, o combustível adulterado ou até mesmo a bebida falsificada.Produtos irregulares que atraem entre 20% e 25% dos consumidores, de acordo com o estudo.
O preço mais barato e a qualidade parecida são os principais fatores que levam o consumidor a comprar um produto pirata ou contrabandeado. Justamente os segmentos de maior renda são os que mais têm conhecimento sobre a ilicitude, sobre o risco e também são os segmentos que mais consomem peças de vestuário, bebidas alcoólicas ilegais ou contrabandeadas.
Este é o primeiro levantamento nacional criado para mapear o tamanho desse mercado ilegal. As entrevistas foram feitas bem antes dos casos de intoxicação por metanol. 5% admitiram comprar bebidas em comércios clandestinos. Entre os disseram optar por preços mais baixos, 25% afirmaram ter encontrado problemas nas garrafas e rótulos e até resíduos nas bebidas.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



