Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

PF e CGU cumprem mandados contra deputado e prefeito suspeitos de desvio de emendas parlamentares

Operação foi autorizada pelo STF por envolver emendas parlamentares conhecidas como “emendas Pix”

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União cumpriram 14 mandados de busca e apreensão contra um deputado federal e um ex-prefeito, suspeitos de desvio de recursos de emendas parlamentares. Em Brasília, a operação ocorreu no apartamento funcional do deputado Eduardo Velloso, do União Brasil do Acre e, também, em endereços do parlamentar em Rio Branco. Outro alvo foi Mazinho Serafim, ex-prefeito de Sena Madureira. A Polícia Federal apreendeu celulares e computadores. Em vídeo, ele negou irregularidades e afirmou: “Esclarecer para a população que isso aí não procede”. 

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal por envolver emendas parlamentares conhecidas como “emendas Pix”, que são transferências diretas para contas de prefeituras ou governos estaduais, sem necessidade de contratos formais com o governo federal. 

Segundo a CGU, foram identificadas irregularidades na contratação de artistas para uma feira agropecuária. De acordo com a PF, um contrato de R$ 1,3 milhão foi fechado sem licitação, com sobrepreço de R$ 912 mil, e o pagamento teria sido feito antes da prestação do serviço, o que é proibido por lei. O dinheiro teria saído de emendas do deputado Eduardo Velloso, que, em nota, afirmou que a indicação da emenda foi regular e que a execução dos recursos cabe à administração municipal. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.