Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Portugal e Japão começam semana com cenário político definido após eleições do fim de semana

Em Portugal, António José Seguro, conquistou cerca de 66% dos votos; No Japão, a primeira-ministra, Sanae Takaichi, saiu fortalecida

JR na TV|Do R7

  • Google News

Portugal e Japão começam a semana com o cenário político definido após as eleições legislativas e presidenciais do final de semana. Em Portugal, António José Seguro, do Partido Socialista, conquistou cerca de 66% dos votos. André Ventura, do Chega, teve pouco mais de 33%.

Depois do resultado, Seguro disse que vai governar para todos. Nesta segunda-feira (9), António José Seguro se encontrou com o presidente Marcelo Rebello de Souza para começar a transição de governo. A posse de Seguro está marcada para o próximo dia 9 de março, e ele terá um mandato de 5 anos.

Pelas redes sociais, o presidente Lula escreveu que o resultado representa a vitória da democracia em um momento tão importante para a Europa e o mundo. Em Portugal, o presidente é o chefe de Estado, com poder para aprovar ou vetar leis e dissolver o parlamento. Quem governa é o primeiro-ministro. Atualmente, o cargo é ocupado por Luís Montenegro, do Partido Social Democrata.

No Japão, após dissolver o parlamento e convocar eleições, a primeira-ministra, Sanae Takaichi, saiu fortalecida. A coalizão governista conquistou 316 das 465 cadeiras.

A vitória deve permitir que Sanae avance com uma agenda que incluiu aumento de gastos militares, corte de impostos e políticas mais rígidas de imigração. A premiê tem apoio do presidente dos Estados Unidos. Donald Trump escreveu em suas redes: “desejo muito sucesso na aprovação de sua agenda conservadora de paz por meio da força”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.